Uso Consciente da Água


A primavera já chegou e o verão logo, logo baterá à nossa porta. Nessas estações, é muito comum a falta da água. Isso porque, nessa época do ano, o gasto de água costuma ser maior e as chuvas têm deixado a desejar nos últimos tempos. Além disso, os períodos de seca têm sido muito intensos, fazendo com que seja necessário um volume muito alto de água para que os reservatórios estejam com quantidades suficientes. 

O reflexo disso nós conhecemos de perto: o racionamento de água. E nós também conhecemos todos os incômodos que o racionamento traz. Assim, é muito melhor se organizar para um consumo moderado do que sofrer as consequências de longos períodos sem água. 

O Clube de Campo de Rio Claro é auto suficiente, conta com um fornecimento de água por meio de poços artesianos, sendo tratada por uma estação de tratamento exclusiva Clube, para o fornecimento em nossas dependências. Assim, nada é fornecido pelo DAAE (Departamento de Água e Esgoto de Rio Claro), e o nosso lago, já reflete uma significativa baixa. 

Nesse sentido, a preocupação torna-se ainda maior: é preciso que haja um consumo consciente de água para que o racionamento no Clube não seja necessário. Para isso, cuidados nas duchas e torneiras, por exemplo, podem ser tomados. Dê preferência por banhos mais curtos, evite que as crianças usem as duchas e as torneiras para brincarem, utilize as duchas somente para os banhos - evitando o hábito de lavar peças de roupa no banheiro - mantenha sempre as torneiras fechadas enquanto ninguém estiver utilizando, etc. 

Com bons hábitos - tanto no Clube quanto em nossas casas - nós evitamos que a água esteja em falta.