Estação própria de Tratamento de Água

Você sabia que o Clube tem sua própria estação de tratamento de água?

A água que abastece as nossas necessidades, geralmente, vem das estações de tratamento de água municipais. Mas você sabia que o Clube de Campo de Rio Claro tem a sua própria estação de tratamento de água? Nada é fornecido pelo DAAE.

Em funcionamento desde 1991, a Estação de Tratamento de Água (compacta) abastece todo o Clube. Localizada na parte do sul, a Estação está às margens da Represa de Captação e faz divisa com a Usina de Santana. Sua capacidade de tratamento é de 5 litros por segundo, isto é, um tratamento de até 430.000 litros por dia (24 horas).

As etapas do tratamento de água da Estação do Clube são: floculação, decantação, filtração, desinfecção e reservação.

Floculação

Por meio da agitação da água e da adição de cal e sulfato de alumínio, as impurezas se unem e formam sedimentos que serão eliminados posteriormente.

Decantação

Nesta etapa, os sedimentos são detidos pelos decantadores e a água segue para a etapa de filtragem.

Filtração

Por meio da gravidade e de blocos cerâmicos, a água é filtrada na direção contracorrente e segue para o reservatório.

Desinfecção

No reservatório, é realizada a etapa de desinfecção da água. Neste momento, é aplicado o hipoclorito de sódio até que os resíduos estejam dentro da faixa considerada segura.

Reservação

Na reservação, a água fica armazenada, em um reservatório subterrâneo de 30m², para que seja, depois, bombeada até o Reservatório de Distribuição.

E é assim que toda a água que abastecem o Clube chega tratada e em perfeitas condições para o uso diário em nossas dependências!

Por isso, é preciso que haja um consumo consciente de água para que o racionamento no Clube não seja necessário. Cuidados nas duchas e torneiras, por exemplo, podem ser tomados. Dê preferência por banhos mais curtos, evite que as crianças usem as duchas e as torneiras para brincarem, utilize as duchas somente para os banhos - evitando o hábito de lavar peças de roupa no banheiro - mantenha sempre as torneiras fechadas enquanto ninguém estiver utilizando, etc. Com bons hábitos - tanto no Clube quanto em nossas casas - nós evitamos que a água esteja em falta.