Agenda Social

31/08/2018 | Prazo Expirado Entrega das Certidões Atualizadas
    Secretaria

Detalhes do evento

Expirado o prazo para entrega da Certidão de Nascimento Atualizada para mulheres, dependentes (filhas e enteadas), maiores de 18 anos.

O acesso ao Clube está bloqueado até a entrega do documento para regularização do cadastro na Secretaria do Clube, conforme descrito no Art. 24 item XI, do Estatuto Social

Estão ISENTAS da apresentação apenas, ASSOCIADAS TITULARES E ESPOSAS.

O documento deveria ter sido entregue até o dia 31 de Março de 2018 (prazo já prorrogado, que vinha sendo comunicado desde 09/01/2018). 

No ato da entrega do documento, será feita a biometria, (será tirada nova foto e emitida nova carteirinha, com entrega da anterior) para regularizar o cadastro.

Garanta seu direito.

Contamos com colaboração de todas.

Maiores informações na Secretaria ou pelo telefone (19) 3534 8700.

31/08/2018 | Mude do Descartável para o Reutilizável
    Clube de Campo

Detalhes do evento

Abandone os copos plásticos e abrace as squeezes, a natureza agradece!

A partir de 1º de Agosto o Clube retirará os copos plásticos das instalações e departamentos.

Aqui listamos 5 motivos:

1- Demora MUITO para se decompor.

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Ou seja, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá. É até contraditório se pensarmos que a vida útil dos copos é tão pequena (chega a durar apenas 13 segundos após sair do display). 

Pense, os copos descartáveis que ficam pelas ruas sujando ainda mais a cidade, uma hora serão levadas pelo esgoto e irão parar nos rios e mares, e demoraram gerações para se decompor. 

2- A maioria não será reciclado. 

Hoje, o copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta. A maior causa disso é baixo custo de mercado. As empresas e cooperativas de reciclagem chegam a pagar até R$0,20 pelo kg do copo. 

Agora faça as contas: um copo descartável comum pesa aproximadamente 4gm. Ou seja, para ganhar R$0,20 seria necessário juntar 250 copos! 

3- Os copos descartáveis gastam mais água.

Segundo uma pesquisa recente feita pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), comprovou que usar copos descartáveis consome mais água que reutilizar copos. Isso porque para a produção de copos, é utilizado até 3 litros de água para cada copo, que é utilizado apenas uma vez e depois jogado no lixo. A mesma quantidade de água é também usada na produção de copos resistentes, mas para lavar o copo para reutiliza-lo, é necessário apenas 300mls de água. 

4-Copos descartáveis são prejudiciais à saúde. 

Os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada Estireno, e segundo uma pesquisa desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, um dos riscos que isso pode causar é o câncer. 

Por isso, se você ainda utiliza copos descartáveis, pense bem antes de usar esses copinhos “inocentes”. Pequenas mudanças (levar o próprio copo de casa, pedir sempre copos reutilizáveis ou retornáveis em festas) podem mudar o mundo e fazem uma diferença enorme para o meio ambiente! 

5- Os copos reutilizáveis tem um impacto bem MENOR. 

Para a implantação dos copos retornáveis e reutilizáveis na UEFA EURO (campeonato europeu de futebol), os ministérios do meio ambiente da Alemanha, Áustria e Suíça fizeram uma pesquisa de impacto ambiental que comprovou que o sistema de copos reutilizáveis e retornáveis são até 25 vezes menos impactantes para o meio ambiente que todas as outras opções de descartáveis. Materiais biodegradáveis PLA (a base de amido de milho) e papéis ou materiais de PS (poliestireno) são materiais mais impactantes que os copos reutilizáveis a base de PP (polipropileno). 

Fonte: Meu Copo Eco.

31/08/2018 | Economia de Água no Clube 2018
   

Detalhes do evento

Estamos no inverno, e as chuvas desse ano deixaram um pouco a desejar, assim já sentimos o reflexo disso, baixa umidade do ar e racionamento em algumas cidades. A falta da água se deve ao elevado gasto e períodos longos sem chuva, fazendo com que seja necessário um volume muito alto de água para que os reservatórios estejam com quantidades suficientes. 

Porque esperar uma crise se podemos economizar agora?  Conhecemos os incômodos que um racionamento traz. Assim, é muito melhor se organizar para um consumo moderado do que sofrer as consequências de longos períodos sem água. 

Vale lembrar, que o nosso Clube é auto suficiente, conta com um fornecimento de água por meio de poços artesianos, sendo tratada por uma estação de tratamento exclusiva, para o fornecimento em nossas dependências. Assim, nada é fornecido pelo DAAE (Departamento de Água e Esgoto de Rio Claro), e o nosso lago, já reflete uma significativa baixa. 

Nesse sentido, a preocupação torna-se ainda maior: é preciso que haja um consumo consciente de água para que o racionamento no Clube não seja necessário. Para isso, cuidados nas duchas e torneiras, por exemplo, podem ser tomados. Dê preferência por banhos mais curtos, evite que as crianças usem as duchas e as torneiras para brincarem, utilize as duchas somente para os banhos - evitando o hábito de lavar peças de roupa - mantenha sempre as torneiras fechadas enquanto ninguém estiver utilizando, etc. 

Com bons hábitos - tanto no Clube quanto em nossas casas - nós evitamos que a água falte.